quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A MINHA EXPERIÊNCIA COM A SELEÇÃO DE RÚGBI ADAPTADO


TER TIDO A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO TORNEIO MAXIMUS NA COLÔMBIA ME REMETEU, UM POUQUINHO, AO QUE DEVE SER A SENÇAÇÃO DE DEFENDER NOSSA PÁTRIA EM SOLO ESTRANGEIRO - EU DISSE UM POUQUINHO - PORQUE, SE NESSE CAMPEONATO JÁ DEU PRA EMOCIONAR, DA ABERTURA AO ENCERRAMENTO, IMAGINE UMA PARAOLIMPÍADA!? E MAIS AINDA..., PENSAR EM NOSSA MODALIDADE, QUE POR ENQUANTO AINDA ENGATINHA, QUANDO ESTIVER NESSE PATAMAR.

PENSO QUE POSSO ME SENTIR FELIZARDO DE TER ATUADO NOS DOIS EVENTOS INTERNACIONAIS DE RÚGBI ADAPTADO EM QUE O BRASIL FIGUROU. UM AQUI NO RIO DE JANEIRO EM 2005 COORDENADO PELO MOYSÉS, EM MEIO HÁ UM GRUPO TRESLOUCADO QUE MAL SABIA NO QUE ESTAVA ENVOLVIDO - MAS SE SENTINDO BRASIL! E AGORA, EM BOGOTÁ, EU, DE NOVO, O ÚNICO REMANESCENTE DESSE PESSOAL QUE 'JOGOU' EM 2005, AGORA COM UM NOVO GRUPO, SELECIONADO ENTRE OS TRÊS TIMES ATUANTES (E INICIANTES), COM UMA DELEGAÇÃO COORDENADORA, IGUALMENTE NOVATA NA MODALIDADE - A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS - ABRC, QUE ANTES DA PRÓPRIA ABRC, VEIO NUM MOVIMENTO..., NUM PAPO..., NUM CONTATO DE MATIAS COMIGO, COM O SIG E APÓS O RICARDO E MOYSES. MAS A COISA JÁ SE ENCAMINHAVA..., NAS ATUAÇÕES EMBRIONÁRIAS E PERSEVERANTES, E AQUI PELA INTERNET OS DESEJOS SE INSULFLAVAM.

AINDA NOS CONSIDERAMOS APRENDIZES, POIS ESTA MODALIDADE PARADESPORTIVA É BEM COMPLEXA.

MAS, COM O SENTIMENTO AGUERRIDO E AO MESMO TEMPO DE GRANDE AFETIVIDADE NO QUAL NOS ENVOLVEMOS FOMOS EM FRENTE. CADA ATLETA COM SUAS DIFICULDADES, CADA MEMBRO DA ABRC COM MAIS DIFICULDADES AINDA PARA TOCAR O PROJETO. E LÁ FOMOS NÓS..., NOS SENTINDO, E SENDO BRASIL.

DO EMBRIÃO DE ATLETAS CANDIDATOS ENTRE O RIO QUAD RUGBY CLUBE (COM O TEMPORARIAMENTE ADIDO ZÉ RAUL) E GUERREIROS DA INCLUSÃO, SURGIU O PRIMEIRO SELECIONADO. ALGUNS SAÍRAM NO PERCURSO, ENTRARAM NOVOS ESCALADOS DO NOVO CLUBE ADEACAMP DE CAMPINAS, E COM A ÚLTIMA PERDA PARA A VIAGEM DE DOIS IRMÃOS DO ESCRETE, A DELEGAÇÃO EMBARCOU COM DEZ ATLETAS..., E LÁ FOMOS NÓS, LEVANDO O BRASIL.

DAS DERROTAS EM QUADRA, LEVAMOS A VITÓRIA MAIOR DE TERMOS APRENDIDO MUITO, E JOGADO O BOM COMBATE, SEM ESMORECER, SEM NOS INTIMIDARMOS ANTE ADVERSÁRIOS EXPERIENTES E COM EQUIPAMENTO MUITO SUPERIOR..., MAS LÁ ESTÁVAMOS NÓS, SEGURANDO O BRASIL.

ME SINTO HONRADO DE TER VIVIDO ISSO, DE TER COMPARTILHADO, TEMORES, INSEGURANÇAS, CANSAÇO, CONFUSÕES, ALEGRIAS, COMPANHEIRISMO, AMIZADE E MAIS DO QUE TUDO: SENTIMENTO DE UNIÃO, DE ESTARMOS NOS COMPROMETENDO UNS COM OS OUTROS E COM O RÚGBI BRASIL.

E, OUSO DIZER, QUE PELA BRAVURA DE LUIS CLAUDIO E MATIAS JUNTAMENTE COM OS DEMAIS DA ABRC, SEM GARANTIA FUTURA NENHUMA DE APOIO, TROUXEMOS NA BAGAGEM O PAVILHÃO DO TORNEIO, QUE VIROU CONSTANTE, E QUE EM 2009 SERÁ MAXIMUS BRASIL..., E CÁ ESTAMOS NÓS REFERENCIANDO O BRASIL.

OBRIGADO POR ESTAREM JUNTOS, ALÉM DE MIM, MARCELO, FERNANDO, SÉRGIO, CAIO, EDMILSON, EDUARDO, ALEXANDRE, EDMAR, BRUNO, ANDRÉ, SIG, MATEUS, VALÉRIA, CAROL, MARIA LUCIA, FLAVIA, GILDSON, MARCOS ANTONIO, PIT, MATIAS E LUIS CLAUDIO - UM FORTE E IRMANADO ABRAÇO! POIS SOMOS BRASIL!!!

OBRIGADO POR ISSO, GRATO RQRC, CRGI, ADEACAMP, ABRC, CPB, POR TEREM PARTICIPADO DO PLANTIO DESSA SEMENTE, QUE AGORA GERMINA FORTEMENTE.


VAMO QUE VAMO:
MAXIMUS BRASIL;
RUGBY BRASIL!!!

Pra saber mais: www.rugbiabrc.org.br
ou
www.inclusivas.blogspot.com

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Noooooooooooossa!!!

De fato, a emoção presente nessa empreitada é o fato marcante e desencadeador; certamente foi uma experiência enriquecedora, plantada e germinando dias cada vez melhores para essa modalidade desportiva que tanto dinamismo traz às pessoas que a praticam e aos que assistem e acompanham.

Sigamos portanto em frente, buscando enraizar no Brasil o Rugbi em cadeira de rodas.

Que venha o Maximus Brasil, no Rio!!!!!!!!!